sábado, 9 de outubro de 2010

TEMPESTADE, WILLIAM SHAKESPEARE





Sobre a Peça "A Tempestade" que estreou no dia 15/09/2010.

SHAKESPEARE

Considerado o maior dramaturgo da literatura Inglesa, criador de obras imortais como Hamlet, Romeu e Julieta, Otelo, Macbeth, entre outras, Shakespeare influenciou e ainda influencia o teatro ocidental, mantendo-se atual, inventivo e capaz de emocionar platéias do mundo todo.




A TEMPESTADE

Tida como a última obra do autor, A Tempestade é uma história de dor e reconciliação, amores e conspirações, risos e gargalhadas, marcada pelo incrível contraste da tragicomédia.

Ambientada numa ilha mágica, acompanhamos o poderoso Próspero em sua jornada de acerto de contas com o passado, na qual seres de outro mundo (o espírito do ar Ariel), pessoas da alta nobreza (Príncipe Ferdinando, Rei Alonso e seu puxa-saco Gonzalo), um índio, um palhaço e um pirata, bêbados e não tão nobres assim (Calibã, Trinculo e Estéfano) entram em cena transformando a ilha numa jornada de auto-conhecimento e muita confusão.

Considerada uma obra ímpar do autor e obrigatória na lista de muitos vestibulares nacionais, A Tempestade consegue além de juntar vários elementos dos espetáculos de Shakespeare, como o amor (Romeu e Julieta), traição em família (Hamlet) e palhaços (o bufão), trazer também como inédito testemunho do autor os primeiros contatos do europeu com o Novo Mundo, a América, e através das lentes de Shakespeare, podemos captar toda uma visão de mundo à época, tempo em que os colonizadores levavam a civilização aos “povos selvagens”.





SISTEMA CORINGA, DRAMATURGIA SIMULTÂNEA E A OPERETA

Na montagem da obra A Tempestade, de Shakespeare, o grupo ATO apropriou-se de ideias interessantes ligadas ao Teatro do Oprimido, como a técnica do Sistema Coringa, método em que os atores se revezam interpretando mais de um personagem no decorrer da peça (pois acreditamos na não propriedade privada sobre as personagens), e a Dramaturgia Simultânea, em que a platéia interage diretamente buscando alternativas para o problema encenado, interferindo diretamente na ação dos atores. Outra atrativa concepção estética da adaptação do grupo encontra-se na trilha sonora feita somente com composições originais e executada ao vivo no palco durante a apresentação, colocando-se assim no formato pouco usual, porém não menos divertido de uma Opereta.




Opereta

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